Page 120 - Teresina Shopping (15 Anos)
P. 120
MODA: A TRANSFORMAÇÃO
Gizela Falcão, Designer de Moda
Traduzir em palavras o comportamento de moda em nossa cidade nos últimos 15 anos – tarefa que não só traz excelentes
lembranças profissionais e pessoais, também exige um olhar detalhado sobre as inúmeras transformações ocorridas durante este período. A
missão não é fácil, mas irei começá-la com uma pequena e despretensiosa tentativa de reflexão sobre moda e mudança no contexto social de
Teresina.
Sabemos que, historicamente, o homem traz em sua essência o desejo de desbravar e explorar novos espaços, de viver novas
experiências. Trata-se de uma necessidade que desencadeia a transmissão de conhecimentos, as modificações nos hábitos culturais, a
miscigenaçãodepovose,emespecial,influenciaaculturamaterialdetodosquetiveramoumantêmcontatocomascivilizações.
Assim,façoumrecortenaamplatessituraqueotemaevoca:sugeriroiníciodeumpanoramasobreosquinzeanosdeexistênciado
TeresinaShopping,quetemamoda comoumdosseuspilares.Propondo,então,alargaroolharparaalém doglamourqueamodatraz,buscando,
ainda,iralémdo“bomgosto”edatradição.
Podemos dizer que a moda é a parte mais visível e notória da atividade social, da inconstância humana, da necessidade de
novidades e de transformações experimentadas pelos indivíduos. Além, claro, de guardar estreitas relações com o comportamento humano de
uma forma geral. Em meados dos anos 1990, a moda já havia passado por vários processos e vinha adquirindo um caráter de mistura, absorvendo
diversas referências vindas das mais distintas realidades. “Paradoxo” foi outra palavra que entrou como verbete no vocabulário da moda nessa
época – um período de antagonismos convivendo no mesmo visual: oriente x ocidente; sintético x natural; caro x barato: o que poderíamos chamar
deumverdadeirosupermercadodeestilos.
Em nossa cidade nem todos entendiam ou conheciam estas informações de moda. Já existiam em Teresina algumas lojas de rua
que faziam bastante sucesso, mas que, de certa forma, restringiam o seu público. As pessoas de classes sociais menos favorecidas tinham até
receio de entrar nessas lojas, perguntar os preços dos produtos, provar as roupas. Tal experiência ainda era privilégio de poucos na cidade, pois
comprarnasboutiquesmultimarcaseraumaatividadedosquetinhammelhorpoderaquisitivo.
Com o advento do Teresina Shopping, em 1997, a situação começou a mudar, e não apenas pelo frisson causado pela novidade
(outra palavra que se relaciona estreitamente com a moda!). Dentro de um espaço mais democrático, as lojas agora pareciam acessíveis. Com as
facilidades de pagamento, aliadas a melhorias no poder de compra da população, diversas classes tinham oportunidade de consumir o que a moda
oferecia. E, se não pudessem fazê-lo, ao menos apreciavam as vitrines mais à vontade, em um ambiente agradável e convidativo. Uma grande
parcela da população podia conhecer mais do chamado mundo fashion e identificar melhor de onde provinha o apelo desse encantamento,
conferindodepertoomundovividopelos“modernos”.
As pessoas, então, começam a conferir os hits da moda: aquela saia, o sapato do momento, o acessório que todos “tem-que-ter”.
Mas, isso não é glamour? Claro que sim! Mas também é autoestima e bem-estar. Com a chegada do shopping, a maioria dos teresinenses ganhou
119