Page 134 - Há 25 ANOS (O Shopping de Teresina)
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MUITO
ALÉM
DO QUE
SE VÊ
Com coleta e destinação exemplares
de resíduos, Teresina Shopping
renova compromisso com a natureza
e meio ambiente.
hoppings centers oferecem grande variedade de serviços,
produtos e lazer para milhares de pessoas todos os dias. Mas
S você já pensou para onde vão os resíduos depois de um dia
inteiro de funcionamento de um shopping?
Ciente da responsabilidade com proteção à natureza e sustenta-
bilidade, principalmente em grandes centros comerciais, o Tere-
sina Shopping segue rigoroso plano de gestão de resíduos sólidos,
úmidos e secos, com foco na redução de impactos ao meio ambiente.
O programa articula técnicas adequadas e cultura organizacional, em
um processo educativo e transformador. Um trabalho que começou Os estudos de como gerir esse material começaram pelo mapeamento
com a instalação de lixeiras seletivas e evoluiu para uma estação dos tipos de resíduos que o shopping produz, buscando adequar
exclusiva de triagem, no próprio shopping – um prédio bonito, com serviço interno e estrutura. Os colaboradores foram capacitados. O
jardim, que o visitante do shopping difi cilmente sabe do que se trata. setor de serviços gerais mantém o controle de todo o volume produ-
zido, separando-o em recicláveis, o que pode ser doado e o que é consi-
O gerenciamento de resíduos busca o máximo de reaproveitamento
derado rejeito.
e a minimização de rejeitos. O conjunto de ações se desenvolve em
etapas: coleta, transporte, triagem, tratamento e destinação fi nal. As equipes se dividem em recolher, separar e destinar – uma mão de
E demanda consultores especializados, treinamento operacional, obra que envolve profi ssionais capacitados, inclusive em descarte de
enquadramento à legislação ambiental, legalização junto a órgãos materiais perigosos, com manuseio adequado, preservando a integri-
governamentais, segurança no trabalho e destinação correta. dade física dos colaboradores.
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