Page 149 - Há 25 ANOS (O Shopping de Teresina)
P. 149

maioria das pessoas que escutam e falam não faz ideia do
                            desafio que é viver em um mundo silencioso. A dificul-
                   A dade de comunicação afeta a vida de quem tem deficiên-
                   cia auditiva ou mudez, causando obstáculos em diversas situações:
                   no mercado de trabalho, restaurantes, compras, passeios ou até        PRESENÇA DE INTÉRPRETE DE LIBRAS
                   mesmo para pedir uma simples informação.
                                                                                         DURANTE EVENTOS CORPORATIVOS.
                   Para garantir comunicação entre comunidade surda e ouvin-
                   tes, é preciso fazer uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras),
                   uma língua completa, com gramática própria e única, que faz
                                                                                         O TERESINA SHOPPING CONTA COM COLABORADORES
                   uso dos movimentos das mãos e expressões faciais (movimentos
                   de cabeça, olhos, boca etc.) para produzir informações. Agora,        QUE FAZEM PARTE DA COMUNIDADE SURDA.
                   imagine o público que precisa utilizar essa linguagem numa
                   rotina de shopping center: você já pensou se essas pessoas conse-
                   guem realmente ser atendidas nesses estabelecimentos? E como
                   essas organizações oferecem acessibilidade e independência para       DOMINAM O USO DE LIBRAS:
                   consumidores e colaboradores?
                                                                                         ATENDENTES DE INFORMAÇÕES, RECEPCIONISTAS
                   Com o objetivo de quebrar barreiras na comunicação e incentivar       DA ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISORES DE SEGURANÇA
                   um ambiente de trabalho inclusivo, o Teresina Shopping propor-        E DE SERVIÇOS GERAIS.
                   ciona o aprendizado de Libras em cursos para colaboradores com
                   e sem deficiência, através de parcerias com instituições de ensino.
                   Preocupado em garantir espaço ao diálogo, o shopping mantém,
                   em reuniões corporativas para os funcionários, o acompanha-       As iniciativas ajudam a conscientizar as equipes de colaboradores
                   mento de um profissional intérprete de Libras.                    sobre a importância do conhecimento em Libras, não somente
                                                                                     como facilitadora da comunicação no ambiente comercial e de
                   Para clientes e visitantes, o atendimento em Libras vai desde o
                                                                                     trabalho mas, também, como responsabilidade social, sensibili-
                   quiosque de informações até os setores administrativo, de serviços
                                                                                     zando todos quanto à questão.
                   gerais e de segurança.
                                                                                      O Teresina Shopping trabalha com uma cultura organizacional de
                                                                                     inclusão e acessibilidade. Por isso a adoção de políticas e processos
                                                                                     para desenvolver habilidades e oportunidades para todos não se
                                                                                     limita à contratação de pessoas com defi ciência. Vai além, apos-
                                                                                     tando em desenvolvimento profi ssional, na inclusão por meio de
                                                                                     iniciativas educativas e no respeito aos visitantes e clientes que
                                                                                     utilizam Libras. É por entender a necessidade de “falar com as
                                                                                     mãos e ouvir com os olhos” que o shopping acolhe a diversidade
                                                                                     de seus clientes e colaboradores e se torna, também, ponto de
                                                                                     encontro para aqueles que fazem parte da comunidade surda.








                                                                                                                                                       147
   144   145   146   147   148   149   150   151   152   153   154