Page 149 - Há 25 ANOS (O Shopping de Teresina)
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maioria das pessoas que escutam e falam não faz ideia do
desafio que é viver em um mundo silencioso. A dificul-
A dade de comunicação afeta a vida de quem tem deficiên-
cia auditiva ou mudez, causando obstáculos em diversas situações:
no mercado de trabalho, restaurantes, compras, passeios ou até PRESENÇA DE INTÉRPRETE DE LIBRAS
mesmo para pedir uma simples informação.
DURANTE EVENTOS CORPORATIVOS.
Para garantir comunicação entre comunidade surda e ouvin-
tes, é preciso fazer uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras),
uma língua completa, com gramática própria e única, que faz
O TERESINA SHOPPING CONTA COM COLABORADORES
uso dos movimentos das mãos e expressões faciais (movimentos
de cabeça, olhos, boca etc.) para produzir informações. Agora, QUE FAZEM PARTE DA COMUNIDADE SURDA.
imagine o público que precisa utilizar essa linguagem numa
rotina de shopping center: você já pensou se essas pessoas conse-
guem realmente ser atendidas nesses estabelecimentos? E como
essas organizações oferecem acessibilidade e independência para DOMINAM O USO DE LIBRAS:
consumidores e colaboradores?
ATENDENTES DE INFORMAÇÕES, RECEPCIONISTAS
Com o objetivo de quebrar barreiras na comunicação e incentivar DA ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISORES DE SEGURANÇA
um ambiente de trabalho inclusivo, o Teresina Shopping propor- E DE SERVIÇOS GERAIS.
ciona o aprendizado de Libras em cursos para colaboradores com
e sem deficiência, através de parcerias com instituições de ensino.
Preocupado em garantir espaço ao diálogo, o shopping mantém,
em reuniões corporativas para os funcionários, o acompanha- As iniciativas ajudam a conscientizar as equipes de colaboradores
mento de um profissional intérprete de Libras. sobre a importância do conhecimento em Libras, não somente
como facilitadora da comunicação no ambiente comercial e de
Para clientes e visitantes, o atendimento em Libras vai desde o
trabalho mas, também, como responsabilidade social, sensibili-
quiosque de informações até os setores administrativo, de serviços
zando todos quanto à questão.
gerais e de segurança.
O Teresina Shopping trabalha com uma cultura organizacional de
inclusão e acessibilidade. Por isso a adoção de políticas e processos
para desenvolver habilidades e oportunidades para todos não se
limita à contratação de pessoas com defi ciência. Vai além, apos-
tando em desenvolvimento profi ssional, na inclusão por meio de
iniciativas educativas e no respeito aos visitantes e clientes que
utilizam Libras. É por entender a necessidade de “falar com as
mãos e ouvir com os olhos” que o shopping acolhe a diversidade
de seus clientes e colaboradores e se torna, também, ponto de
encontro para aqueles que fazem parte da comunidade surda.
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