Page 3 - Uma historia contada em noticias: um resgate da comunicacao ao longo dessas seis decadas
P. 3
UMA HISTÓRIA
CONTADA EM NOTÍCIAS
Prefácio
lgumas vezes imagino que, não tivesse escolhido o caminho que tomei, lá em
1958, quando instalamos a primeira loja com o nome Armazém Paraíba, em
ABacabal, eu poderia ter enveredado pela comunicação.
Ao longo de todos esses anos, tanto a capacidade dos comunicadores como os
instrumentos e meios de comunicação sempre me encantaram. Nesses 60 anos,
muito mais do que vender, o que fizemos foi criar relações com as pessoas. E relações
amparadas pela comunicação.
Assim, acredito que seja possível contar a nossa história por meio da comunicação,
que sempre esteve junto conosco e ajudou a nos construir, não apenas como empresa,
mas como uma organização que, antes de tudo, gosta e quer entender de gente.
Diferentes exemplos testemunham nossos esforços, como os carros de som, a
princípio guiados e locutados por nós, tentando estabelecer contato com as pessoas.
No aniversário de um ano do Armazém Paraíba, redigimos um panfleto que
se tornou quase uma carta de compromissos com os clientes. O concurso para
escolher a logomarca foi também uma estratégia de comunicação. E o que foram
as pinturas dessas logomarcas em muros pelas cidades? Uma forma de disseminar
uma mensagem que hoje só encontra paralelo em informações que se multiplicam
via internet (e nós ainda nem tínhamos internet). Talvez possamos falar que já
buscávamos “viralizar” a mensagem. Além disso, destaco também o slogan “sucesso
em qualquer lugar” que surgiu de um jingle composto por Alexandre Frazão,
representante comercial. A música caiu no gosto popular e se tornou nossa marca
registrada.
Temos a satisfação de afirmar que, ao longo desses anos, apostamos no investimento
em propaganda, sempre respeitando o espaço editorial do jornalismo, o que dá
credibilidade tanto à atividade jornalística como à nossa própria mensagem. Mais
do que nos divulgar, esse investimento se tornou a nossa forma de afirmar: nós
acreditamos nos veículos de comunicação.
De tanto apreciarmos a comunicação, ainda criamos a nossa revista O Sucesso,
house organ há mais tempo em circulação em todo o país.
Agora, passados 60 anos, permanecemos admiradores da arte que somente os
jornalistas dominam: registrar a história por meio de notícias. É essa admiração
que nos motiva a produzir esta publicação. Aqui está uma pesquisa que revela a
história do Paraíba contada em notícias. Elas foram veiculadas em diferentes meios
de inúmeras cidades ao longo desse tempo, dando dimensão e diversidade à nossa
história.
Este livro-documento demonstra que a história do Paraíba já não nos pertence
mais. Para nossa felicidade, hoje ela é uma memória coletiva que partilhamos com
as pessoas e as cidades onde estamos presentes. Assim, esta publicação é também uma
forma de agradecer a todos que, de alguma forma, fazem parte dessas memórias.
E só quando nos tornamos história e memória, o que vivemos fica maior e mais
significativo do que o tempo que vivemos.
Muito obrigado.
João Claudino Fernandes.
3