Page 61 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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4.  Campanhas Sociais








                                            Durante 15 anos, o shopping tem realizado várias campanhas sociais e apoiado ações e
                                            iniciativas de promoção aos direitos da criança tendo como marco referencial as come-
                                            moração dos 50 anos do Unicef  em 1998. Nessa época milhares de estudantes da rede
                                            pública em todo país discutiram os direitos da crianças e adolescente, e o shopping ade-
                                            riu a este processo de democratização e empoderamento, com a produção e distribuição
                                            de uma cartilha ilustrada relativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente; e a promoção
                                            de palestras e ofi cinas em parceria com o poder público, conselhos de direitos e organi-
                                            zações não governamentais. Para despertar a população para o tema e sensibilizar lojistas
                                            e a comunidade em geral, o shopping exibiu o capacete de Airton Senna como atração
                                            e viabilizou a distribuição das cartilhas no contexto destes eventos. Assim como esta,
                                            outras ações institucionais do shopping evidenciam o compromisso institucional com a
                                            promoção dos direitos da criança relacionados à saúde e educação.


                                            Em relação aos direitos da saúde da criança além de apoiar eventos do Comitê Estadual
                                            Interinstitucional de Aleitamento Materno, a instituição tem contribuído periodicamen-                       61
                                            te com as campanhas de vacinação infantil, organizando espaços físicos e com tematiza-
                                            ção infantil e oferta de serviços (maquiagem infantil, brinquedos, etc). Estes espaços são
                                            coloridos e animados por profi ssionais integrantes do movimento “Doutores da Alegria”,
                                            bonecos institucionais, como Zé Gotinha e Shoppito, e personagens do imaginário in-
                                            fantil; e contam com a participação de profi ssionais de saúde em parceria com órgãos
                                            públicos.


                                            Além do apoio constante nas campanhas de vacinação, o shopping possui um servi-
                                            ço diferenciado que integra esse leque de ações de respeito aos direitos da criança em
                                            relação á saúde, como por exemplo uma arquitetura coerente com os princípios de in-
                                            clusão. O “Espaço Família” é um exemplo de iniciativa que valoriza a infância em sua
                                            especifi cidades através da oferta de um serviço em instalações aptas a receber crianças e
                                            suas famílias, sem restrições, em um meio ambiente atento às suas diferenças tais como
                                            banheiros adaptados ao tamanho das crianças, fraldário, espaço de aleitamento materno
                                            e carrinhos. Isso representa atenção à diversidade das pessoas, suas necessidades, possi-
                                            bilidades físicas e sensoriais e expressa o reconhecimento do shopping pelas diferenças
                                            de habilidade entre os indivíduos e as modifi cações pelas quais passa o nosso próprio
                                            corpo durante a vida.
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