Page 63 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Desde então, o shopping tem se posicionado como uma organização socialmente res-
                                            ponsável que tem consciência de que seus compromissos devem ir além das relações de
                                            consumo, estabelecendo estratégias de contribuição com o bem estar, qualidade de vida
                                            e preservação do meio ambiente como percebemos nos textos anteriores.


                                            Estas e outras ações do Teresina Shopping têm evidenciado o seu compromisso em co-
                                            laborar para o alcance de um dos objetivos mundiais de Educação para Todos, contri-
                                            buindo para melhoria da educação e dos cuidados na primeira infância. Para refl etir
                                            sobre estes aspectos, destacamos algumas campanhas desenvolvidas no período natalino
                                            – “Natal Nota 10” e  “Natal com Todas as Letras”.


                                            Na campanha “Natal Nota Dez” foram cadastradas duas mil crianças, matriculadas em
                                            escolas públicas em turmas de primeira série do Ensino Fundamental, que receberam
                                            um kit de material escolar composto por mochila, lápis, canetas, cola, apontador, cader-
                                            nos de estudo e desenho, lápis de cor, giz de cera, réguas, borracha. A intenção motriz
                                            dessa ação era o incentivo à permanência escolar, uma vez que alguns pesquisadores
                                            apontam a falta de recursos materiais como um dos responsáveis pelo baixo desempe-
                                            nho escolar. Embora direcionada a jovens e adultos, outra campanha “Natal com Todas
                                            as letras” repetiu o enfoque à permanência escolar fomentando na comunidade refl exões
                                            sobre o direito à educação básica e à alfabetização. Cerca de 50% (cinquenta por cento)                      63
                                            do arrecadado na Promoção “Natal Nota 10”, correspondente à venda de 1.358 kits, foi
                                            doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.


                                            A responsabilidade social do shopping tem envolvido um comportamento ético e im-
                                            presso um padrão de qualidade nas relações que a empresa estabelece com todos os seus
                                            públicos, num processo contínuo de aprendizagem. Estes aspectos refl etem o olhar di-
                                            ferenciado para as questões sociais, entendendo que as mesmas não se apresentam mais
                                            como objeto específi co do Estado e pressupondo a responsabilidade social como uma
                                            expressão de maior participação da sociedade no enfrentamento das questões sociais.


                                            Não se trata de negar as práticas de consumo e várias expressões do capitalismo no espa-
                                            ço shopping, mas de extrair deste universo as nuances que compõe sua dimensão huma-
                                            nitária e socialmente responsável, do mesmo modo que buscamos compreender deter-
                                            minados contextos, ideias e pessoas percorrendo uma linha de raciocínio.


                                            As ações descritas aqui compõem um perfi l identitário do shopping e correspondem a
                                            parcelas de sua contribuição na efetivação de direitos da criança e no fomento deles jun-
                                            to à comunidade em geral. Este movimento não se expressa apenas para a comunidade,
                                            mas parte de uma reorganização constante das práticas administrativas e tem aberto ca-
                                            nais de diálogo entre vários atores na perspectiva de defi nição de contornos na conduta
                                            empresarial.
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