Page 43 - Carolina Dickmann (em Revista)
P. 43

e outro de artesãos da borracha, com a designer de joias
                                                                                 piauiense Kalina Rameiro, criaram uma coleção com 30
                                                                                 peças, intitulada Toca-Toca da Borracha e Toca da Palha.
                                                                                   o resultado foi exibido em primeira mão em uma fei-
                                                                                 ra de design em Milão, na Itália – a partir de um convite
                                                                                 feito a Rosenbaum, que aproveitou a oportunidade para
                                                                                 apresentar o AGT Várzea Queimada internacionalmente.
                                                                                 Depois, foi lançado em todo o Brasil e, em junho de 2012,
                                                                                 foi tema de exposição durante a 33ª edição do São Paulo
                                                                                 Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda do Brasil.

                                                                                 Um olho na renda,
                                                                                 outro no capital humano

                                                                                   Atualmente, as peças já são vendidas em lojas de diver-
                                               A partir da valorização do artesanato   sas capitais brasileiras, como Teresina, São Paulo, Brasília
                                               local, o AGT quer melhorar a qualidade de   e Porto Alegre. De acordo com Tupinambá, o Sebrae tem
                                               vida dos habitantes de Várzea Queimada
                                                                                 apoiado as negociações comerciais para que as criações
                                                                                 de Várzea Queimada gerem mais frutos.
                                                                                   Para Tupinambá a alma do projeto é o “saber”. o capital
                                                                                 humano é tão importante quanto o potencial financeiro.
                                                                                 “Se todos os negócios tivessem concepções como a do
                                                                                 AGT, os efeitos positivos já estariam sendo sentidos no
                                                                                 planeta”, acredita o consultor do AGT. um documentário
                                                                                 e um livro sobre a iniciativa estão sendo produzidos, e de-
                                                                                 vem ficar prontos até o final de 2013.

                                                                                                         REVIST A   TERESINA   SHOPPING   43







          book_teresina1.indb   43                                                                                               30/05/13   17:49
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48