Page 51 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 51

3.  Eventos sazonais








                                            Além de exposições temáticas com visitação orientada, o shopping, ao longo destes quin-
                                            ze anos, tem oportunizado uma diversidade de experiências úteis ao desenvolvimento da
                                            criança através do fomento ao exercício da cidadania, a cultura e a ludicidade, seja na
                                            semana da criança ou em outros momentos pontuais.


                                            Em relação a práticas de fomento à cidadania, o shopping também aderiu às iniciativas
                                            de Educação para o Trânsito promovendo atividades durante a Semana do Trânsito ins-
                                            tituída nacionalmente no mês de setembro através da Lei 9.503, de 23/09/1997, capítulo
                                            VI. Para isso, foi montada uma cidade mirim composta por semáforos, ruas e avenidas
                                            (sinalizadas com faixa de pedestre), praças, miniaturas de prédios, hospitais, escolas e
                                            igrejas. A cidade mirim era um espaço interativo onde as crianças vestiam coletes per-
                                            sonalizados e assumiam papéis de “carros”, “bicicletas” e “pedestres”, e simulavam situ-
                                            ações reais de trânsito incluindo a intervenção de um agente de trânsito (monitor) para
                                            aplicação de “multas” nos casos de “infrações”. O evento teve a participação de órgãos
                                            públicos de trânsito e abordava prioritariamente a prevenção de acidentes na perspectiva                     51
                                            de alertar para os cuidados necessários durante o percurso do trajeto para escola e no
                                            monitoramento de práticas familiares no trânsito.


                                            O Haloween foi uma experiência que aconteceu apenas duas vezes no shopping. O pri-
                                            meiro Haloween foi chamado de “Labirinto do Terror”, uma estrutura fechada, escura
                                            com passagens secretas de onde saiam inusitadamente personagens do imaginário do
                                            medo tais como: múmias, fantasmas, o minotauro, vampiros, bruxas e ogros. No se-
                                            gundo, foi aproveitada uma estrutura do Caverna Park para montar a “Gruta do Terror”
                                            onde haviam cenários de interiores de castelos assombrados, casas de bruxas, monstros e
                                            seus respectivos assustadores moradores. Nesse evento foram introduzidas algumas no-
                                            vidades como uma performance teatral da Família Adams cujos atores interagiam com
                                            transeuntes do shopping e o Concurso de Fantasias Horripilantes. A prática de concur-
                                            sos de fantasias foi repetida durante o período do Carnaval e contou com uma boa par-
                                            ticipação de inscritos. Outras manifestações da cultura popular também tiveram espaço
                                            no shopping, como o Festival de Quadrilhas durante o período junino, a apresentação de
                                            Reisados e o Bumba Meu Boi.


                                            O shopping tornou-se um colaborador do desenvolvimento infantil ao promover ativi-
                                            dades artísticas em todos os eventos direcionados ao público infantil, tais como ofi cinas
                                            de desenho, colagem pintura através das quais podiam confeccionar cartões temáticos
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56