Page 53 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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anos, tinha entrada e saída das crianças controladas com senhas numeradas com cadas-
                                            tro prévio do nome da criança, nome e telefone do seu responsável e um tempo de per-
                                            manência de 30 minutos (negociável) para gerar rotatividade no público e maior alcance
                                            de benefi ciados. O outro espaço destinado a crianças de 9 a 12 anos tinha entrada mais
                                            livre, e as atividades eram de caráter mais competitivo com gincanas constantes.


                                            A qualidade do atendimento nesses espaços tornou-se um diferencial de serviços no
                                            shopping durante as “praias de verão”, uma vez que os adultos podiam curtir a progra-
                                            mação cultural com a tranquilidade de ter suas crianças atendidas gratuitamente, com
                                            diversão e segurança.


                                            Além do período das férias, o shopping sempre manteve em sua grade de programação
                                            atividades na Semana da Criança. A primeira delas marcou o início das atividades com
                                            escolas, através de uma gincana de conhecimentos gerais com estabelecimentos de en-
                                            sino da capital teresinense. O evento contou ainda com apresentações culturais condu-
                                            zidas pela dupla de artistas da época, Faísca e Fumaça, e nas versões seguintes ofereceu
                                            atrações e atividades diversas como, por exemplo, o Projeto Contoterapia (da empresa
                                            Cia. de ideias). Nesta programação, todas as noites uma fada narrava clássicos dos con-
                                            tos de fadas e, além dos atores que dramatizavam cenas das estórias enquanto elas eram
                                            narradas, os ouvintes eram convidados a integrar o grupo de atores assumindo papéis de                       53
                                            algum personagem citado na estória.


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                                            e de Marina Warner (Da fera à loira) e buscou resgatar o valor da contação de estória no
                                            ambiente familiar. No evento as crianças podiam brincar com um jogo da memória com
                                            imagens de personagens dos contos.


                                            Durante as programações da Semana da Criança, que corresponde às comemorações
                                            nacionais do livro e da leitura, o shopping promoveu vários eventos de incentivo à leitura
                                            e oralidade tais como o lançamento e distribuição de livros infantis, roda de estórias e
                                            apresentações de bonecos animados representando personagens do imaginário infantil
                                            e literário tais como Priscila (da Tv Colosso), Visconde e Emília (do Sítio do Pica Pau
                                            Amarelo), Turma da Mônica dentre outros. Além dessas outras atividades relacionadas à
                                            expressão literária, foram oportunizadas pelo shopping uma Ofi cina de Desenho e Ilus-
                                            trações, com os artistas Albert Piauhy e Ribamar, e o lançamento de alguns livros infantis
                                            como, por exemplo, “O Guerreirinho”, do autor piauiense Godofredo Couto, cujo texto
                                            aborda medos infantis, e a “Luva lulu” ambos de conteúdo bíblico.


                                            O enfoque religioso tornou-se mais acentuado durante as comemorações natalinas
                                            quando era oportunizada a apresentação de autos de natal e corais infantis de igrejas e
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