Page 6 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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de fato. O saldo? Positivo para os dois aspectos. Ganhou também a educação da capital
piauiense que passa a usufruir produtivamente de mais um espaço da cidade, ajudando
na tarefa de educar gerações, fora da escola e do ambiente familiar.
Inspirada pelo pensamento de Paulo Freire, a autora aposta na transformação do espaço
comercial numa zona de experimentos, disponível para as escolas e possivelmente ocu-
pada para uma ação que não tem uma ligação direta com produtos e serviços das lojas e
conveniados do shopping. Talvez um espaço para troca de informações e ideias, conce-
bidas a partir de metodologias apoiadas em teorias da educação revolucionárias como as
de Freire, a perspectiva vigostkyana de aprendizagem e a pedagogia de Freinet.
Surpreendeu-me a possibilidade da Comunicação Extensiva no texto. De fato, faz todo
sentido, pois mesmo concebida em um espaço acadêmico de operações e informação
de natureza científi ca e especializada, a Comunicação Extensiva pode ser analisada e
dimensionada a partir de indicadores como a interatividade, a hipertextualidade e a hi-
permidiação, para metrifi car e avaliar ações de comunicação aberta em espaços de con-
vivência, como um shopping. Com o público infantil temos a possibilidade de lidar com
redes sociais com altos índices de instabilidade e percepção. Isso parece estimulante a
uma investigação mais detalhada.
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Quando diversos temas são retratados numa ação educativa, a partir do uso de recursos
variados, apelando para a “verbivocovisualidade”, não há como não surpreender-se com
o impacto que poderá trazer. Se passarmos a utilizar os espaços não formais, tal como
defende a autora, transformando-os em ambientes que promovam uma convivência ci-
dadã, será possível gerar um efeito multiplicador de experiências exitosas. Este livro é
um exemplo concreto de tal possibilidade!