Page 9 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 9
Apresentação
Há 15 anos atrás foi inaugurado o Teresina Shopping, um conglomerado de 115 lojas que
modifi cou o modo de ser e estar da cidade e do estado, e cujas ações sociais, campanhas
publicitárias impactaram o cotidiano da cidade e defi niram novos contornos para a vida
urbana.
Durante esse tempo muitas campanhas, ações e eventos foram realizados, cumprindo a
missão maior de todo e qualquer centro comercial – o consumo. Entretanto, em meio a
estas iniciativas, algumas merecem destaque por ilustrarem a possibilidade e contributos
no fomento aos direitos humanos, principalmente no que se refere aos direitos da infân-
cia, a educação patrimonial, educação para o trânsito, educação ambiental.
Este trabalho refl ete sobre uma série destas iniciativas publicitárias e institucionais nas
quais identifi camos elementos integrativos de construção de marketing aliados a uma
perspectiva cidadã e alinha-se com a proposta mundial de educação apresentada pela
UNESCO no Relatório Delors (1996) correspondente aos quatro pilares da educação 9
do futuro – APRENDER A SER, APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER,
APRENDER A VIVER JUNTO.
Para isso, resgatamos a memória iconográfi ca e imagética do shopping, traduzida em
material publicitário, testemunhais, fotografi as e relatórios produzidos ao longo dos 15
anos de atuação do shopping.
Partimos da premissa de que algumas campanhas sociais, exposições temáticas e eventos
sazonais tiveram como ideia motriz o engajamento educativo, o fomento à cultura local
e identitária, usando como viés a interatividade, o multiculturalismo, a trans e interdis-
ciplinaridade e a educação dos sentidos.
“Todo o povo que atinge um certo grau de desenvolvimento se
sente naturalmente inclinado à prática da educação”.
(JAEGER, 1979, p.3)