Page 9 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Apresentação









                                            Há 15 anos atrás foi inaugurado o Teresina Shopping, um conglomerado de 115 lojas que
                                            modifi cou o modo de ser e estar da cidade e do estado, e cujas ações sociais, campanhas
                                            publicitárias impactaram o cotidiano da cidade e defi niram novos contornos para a vida
                                            urbana.


                                            Durante esse tempo muitas campanhas, ações e eventos foram realizados, cumprindo a
                                            missão maior de todo e qualquer centro comercial – o consumo. Entretanto, em meio a
                                            estas iniciativas, algumas merecem destaque por ilustrarem a possibilidade e contributos
                                            no fomento aos direitos humanos, principalmente no que se refere aos direitos da infân-
                                            cia, a educação patrimonial, educação para o trânsito, educação ambiental.


                                            Este trabalho refl ete sobre uma série destas iniciativas publicitárias e institucionais nas
                                            quais identifi camos elementos integrativos de construção de marketing aliados a uma
                                            perspectiva cidadã e alinha-se com a proposta mundial de educação apresentada pela
                                            UNESCO no Relatório Delors (1996) correspondente aos quatro pilares da educação                               9
                                            do futuro – APRENDER A SER, APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER,
                                            APRENDER A VIVER JUNTO.


                                            Para isso, resgatamos a memória iconográfi ca e imagética do shopping, traduzida em
                                            material publicitário, testemunhais, fotografi as e relatórios produzidos ao longo dos 15
                                            anos de atuação do shopping.


                                            Partimos da premissa de que algumas campanhas sociais, exposições temáticas e eventos
                                            sazonais  tiveram como ideia motriz o engajamento educativo, o fomento à cultura local
                                            e identitária, usando como viés a interatividade, o multiculturalismo, a trans e interdis-
                                            ciplinaridade e a educação dos sentidos.











                                                        “Todo o povo que atinge um certo grau de desenvolvimento se
                                                        sente naturalmente inclinado à prática da educação”.
                                                        (JAEGER, 1979, p.3)
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