Page 68 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Conclusões
O Teresina Shopping ao longo de quinze anos de atuação conseguiu, através das campa-
nhas, eventos e exposições temáticas, reinventar espaços educativos dentro de um espa-
ço de consumo despertando um novo compromisso não apenas material, mas também
cidadão. Ao incluir em sua agenda promocional, publicitária, temas tais como educação
para o trânsito, os direitos do consumidor, da criança, questões de gênero, étnicas, do
meio ambiente, contribuiu signifi cativamente para promoção da diversidade, da educa-
ção em direitos humanos.
O exemplo do Teresina Shopping ilustra que os shopping centers, enquanto institui-
ções que compõem uma cidade do ponto de vista da economia, arquitetura e cotidiano,
podem empreender esforços no sentido de contribuir para educabilidade da cidade na
perspectiva de torná-la uma cidade educadora, pois
[...]se fosse possível medir o grau de educabilidade de uma cidade – isto é, a
sua capacidade ou potência educativa –, deveriam tomar-se como indicadores
68 não só a quantidade e qualidade das escolas que contém, mas também os res-
tos das instituições e meios que geram formação, e, sobretudo, deveriam ana-
lisar-se como interactuam e são capazes de harmonizar-se todos estes agentes
(TRILLA, 1993, p. 181).
O shopping enquanto um simulacro de cidade esboça os contornos das possibilida-
des educativas que uma cidade, seja na oferta de vivências educativas que promovam a
multiplicação de redes educativas e culturais, seja na promoção da cidadania através do
acesso e divulgação de informações como expressos nos exemplos tratados neste traba-
lho. As exposições, eventos e campanhas proporcionaram a socialização de uma série
de informações sob forma de conhecimento inscrito (gravado) em um suporte espacial-
-temporal: impresso, sinal elétrico, onda sonora; e escrito (impressa ou numérica), oral
ou audiovisual (LÊ COADIC, 1996, p. 5).
Estas informações organizadas na forma de imagens e descrições foram analisadas numa
lógica otimista e não menos crítica das estratégias publicitárias e dos esforços envidados
para execução de cada evento. Consideramos a ecologia destes elementos e suscitamos
suas intersetorialidades numa análise que passeia pela Educação, Comunicação e Infor-
mação. A exemplo disso ressaltamos a disseminação de informações sobre os contextos
dos parques arqueológicos piauienses e a refl exão sobre impactos causadores de degra-
dação ambiental através de uma exposição interativa que evidencia o compromisso com