Page 68 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Conclusões








                           O Teresina Shopping ao longo de quinze anos de atuação conseguiu, através das campa-
                           nhas, eventos e exposições temáticas, reinventar espaços educativos dentro de um espa-
                           ço de consumo despertando um novo compromisso não apenas material, mas também
                           cidadão. Ao incluir em sua agenda promocional, publicitária, temas tais como educação
                           para o trânsito, os direitos do consumidor, da criança, questões de gênero, étnicas, do
                           meio ambiente, contribuiu signifi cativamente para promoção da diversidade, da educa-
                           ção em direitos humanos.


                           O exemplo do Teresina Shopping ilustra que os shopping centers, enquanto institui-
                           ções que compõem uma cidade do ponto de vista da economia, arquitetura e cotidiano,
                           podem empreender esforços no sentido de contribuir para educabilidade da cidade na
                           perspectiva de torná-la uma cidade educadora, pois


                                                 [...]se fosse possível medir o grau de educabilidade de uma cidade – isto é, a
                                                 sua capacidade ou potência educativa –, deveriam tomar-se como indicadores
     68                                          não só a quantidade e qualidade das escolas que contém, mas também os res-
                                                 tos das instituições e meios que geram formação, e, sobretudo, deveriam ana-
                                                 lisar-se como interactuam e são capazes de harmonizar-se todos estes agentes
                                                 (TRILLA, 1993, p. 181).


                           O shopping enquanto um simulacro de cidade esboça os contornos das possibilida-
                           des educativas que uma cidade, seja na oferta de vivências educativas que promovam a
                           multiplicação de redes educativas e culturais, seja na promoção da cidadania através do
                           acesso e divulgação de informações como expressos nos exemplos tratados neste traba-
                           lho. As exposições, eventos e campanhas proporcionaram a socialização de uma série
                           de informações sob forma de conhecimento inscrito (gravado) em um suporte espacial-
                           -temporal: impresso, sinal elétrico, onda sonora; e escrito (impressa ou numérica), oral
                           ou audiovisual (LÊ COADIC, 1996, p. 5).


                           Estas informações organizadas na forma de imagens e descrições foram analisadas numa
                           lógica otimista e não menos crítica das estratégias publicitárias e dos esforços envidados
                           para execução de cada evento. Consideramos a ecologia destes elementos e suscitamos
                           suas intersetorialidades numa análise que passeia pela Educação, Comunicação e Infor-
                           mação. A exemplo disso ressaltamos a  disseminação de informações sobre os contextos
                           dos parques arqueológicos piauienses e a refl exão sobre impactos causadores de degra-
                           dação ambiental através de uma exposição interativa que evidencia o compromisso com
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