Page 69 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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o fortalecimento da democracia e proteção do meio ambiente, apontando problemas
ambientais. Além disso, as ações do shopping mencionadas neste trabalho fomentaram
a necessidade de divulgação de informações sobre as temáticas abordadas em materiais
bibliográfi cos, audiovisuais, internet e televisão.
O espaço shopping não é essencialmente educador, uma vez que a lógica predominan-
te é regida pelas leis do mercado e do consumo, mas pode tornar-se uma instituição
educativa à medida que investe em ações com notória intencionalidade educativa, traço
essencial para caracterizar um processo como “educativo”.
A sociedade de um modo geral precisa reconhecer a importância pedagógica de outros
lugares para além do espaço institucionalizado da escola, de espaços institucionais onde
se processa um tipo de educação não formal, mas tão importante quanto a educação
escolarizada. Os espaços não formais, como por exemplo os shopping centers, atraem
e fi delizam uma diversidade de públicos com os quais torna-se possível gerar um efei-
to multiplicador de experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente
privilegiadas na sala de aula, mas igualmente importantes.
Os shoppings, a exemplo do Teresina Shopping, podem atuar como mobilizadores de sa-
beres, agentes informacionais e colaborar na formação das pessoas, no desenvolvimento 69
e estabelecimento de uma lógica educativa.