Page 69 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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o fortalecimento da democracia e proteção do meio ambiente, apontando problemas
                                            ambientais. Além disso, as ações do shopping mencionadas neste trabalho fomentaram
                                            a necessidade de divulgação de informações sobre as temáticas abordadas em materiais
                                            bibliográfi cos, audiovisuais, internet e televisão.


                                            O espaço shopping não é essencialmente educador, uma vez que a lógica predominan-
                                            te é regida pelas leis do mercado e do consumo, mas pode tornar-se uma instituição
                                            educativa à medida que investe em ações com notória intencionalidade educativa, traço
                                            essencial para caracterizar um processo como “educativo”.


                                            A sociedade de um modo geral precisa reconhecer a importância pedagógica de outros
                                            lugares para além do espaço institucionalizado da escola, de espaços institucionais onde
                                            se processa um tipo de educação não formal, mas tão importante quanto a educação
                                            escolarizada. Os espaços não formais, como por exemplo os shopping centers, atraem
                                            e fi delizam uma diversidade de públicos com os quais torna-se possível gerar um efei-
                                            to multiplicador de experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente
                                            privilegiadas na sala de aula, mas igualmente importantes.


                                            Os shoppings, a exemplo do Teresina Shopping, podem atuar como mobilizadores de sa-
                                            beres, agentes informacionais e colaborar na formação das pessoas, no desenvolvimento                        69
                                            e estabelecimento de uma lógica educativa.
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