Page 16 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Enquanto espaço de educação e formação cultural, o shopping reúne aspectos de inter-
                           disciplinaridade, de confl uência de várias áreas de estudos dos campos comunicacional,
                           informacional e jurídico, mobilizando saberes plurais e intersetoriais. Estes saberes, re-
                           presentados através de diversas linguagens, são ressignifi cados através da mediação pe-
                           dagógica e no trato dispensado a informação delineadora de uma transposição didática
                           efi caz.


                           Os eventos promovidos pelo shopping mobilizaram saberes pertinentes a várias peda-
                           gogias desenvolvidas na/pelas escolas participantes como, por exemplo, a pedagogia de
                           Freinet (1973). Várias atividades desenvolvidas pelo/no shopping alinharam-se com a
                           proposta educativa freinetiana, tais como as ofi cinas,  atividades de desenho livre e as
                           aulas-passeio, cujo incentivo fi cou explícito com a oferta gratuita de transporte no trajeto
                           escola-shopping. Freinet foi um dos primeiros estudiosos da modernidade a considerar
                           educativos outros espaços, além da instituição escolar, ao identifi car forte interesse das
                           crianças pelos acontecimentos fora da escola e considerando como fundamental a exis-
                           tência de um ambiente estimulador como propulsor da aprendizagem.


                           Em sua práxis educativa o shopping se utiliza de um modelo de comunicação extensiva,
                           que considera a informação como energia, um conceito dinâmico que se dá no tempo e
                           no espaço. Esta concepção de informação supera a lógica do estoque e armazenagem e
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                           se encaminha na produção e disseminação imediata, produzindo mais energia em outros
                           sistemas de informação (SIMEÃO & MIRANDA, 2003).


                           O shopping, ao longo de seus 15 anos, reuniu uma série de informações históricas, ins-
                           titucionais, ambientais, científi cas, que proporcionaram ricas experiências de aprendiza-
                           gem passíveis de exploração no contexto escolar. As informações transmitidas na forma
                           de exposições, eventos sazonai e de campanhas sociais foram conduzidas através de ações
                           pedagógicas fundamentadas numa pesrpectiva cidadã e de direitos, e administradas de
                           forma intersetorial cujo legado deixa marcas no processo educativo e cultural da cidade.














                           “Se a nossa preocupação é formar o cidadão, é ponto básico de partida que lhe oportuni-
                           zemos as condições e os instrumentos para que conheça e compreenda a realidade em que
                           vive”. Callai (2000, p.61).
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