Page 16 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Enquanto espaço de educação e formação cultural, o shopping reúne aspectos de inter-
disciplinaridade, de confl uência de várias áreas de estudos dos campos comunicacional,
informacional e jurídico, mobilizando saberes plurais e intersetoriais. Estes saberes, re-
presentados através de diversas linguagens, são ressignifi cados através da mediação pe-
dagógica e no trato dispensado a informação delineadora de uma transposição didática
efi caz.
Os eventos promovidos pelo shopping mobilizaram saberes pertinentes a várias peda-
gogias desenvolvidas na/pelas escolas participantes como, por exemplo, a pedagogia de
Freinet (1973). Várias atividades desenvolvidas pelo/no shopping alinharam-se com a
proposta educativa freinetiana, tais como as ofi cinas, atividades de desenho livre e as
aulas-passeio, cujo incentivo fi cou explícito com a oferta gratuita de transporte no trajeto
escola-shopping. Freinet foi um dos primeiros estudiosos da modernidade a considerar
educativos outros espaços, além da instituição escolar, ao identifi car forte interesse das
crianças pelos acontecimentos fora da escola e considerando como fundamental a exis-
tência de um ambiente estimulador como propulsor da aprendizagem.
Em sua práxis educativa o shopping se utiliza de um modelo de comunicação extensiva,
que considera a informação como energia, um conceito dinâmico que se dá no tempo e
no espaço. Esta concepção de informação supera a lógica do estoque e armazenagem e
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se encaminha na produção e disseminação imediata, produzindo mais energia em outros
sistemas de informação (SIMEÃO & MIRANDA, 2003).
O shopping, ao longo de seus 15 anos, reuniu uma série de informações históricas, ins-
titucionais, ambientais, científi cas, que proporcionaram ricas experiências de aprendiza-
gem passíveis de exploração no contexto escolar. As informações transmitidas na forma
de exposições, eventos sazonai e de campanhas sociais foram conduzidas através de ações
pedagógicas fundamentadas numa pesrpectiva cidadã e de direitos, e administradas de
forma intersetorial cujo legado deixa marcas no processo educativo e cultural da cidade.
“Se a nossa preocupação é formar o cidadão, é ponto básico de partida que lhe oportuni-
zemos as condições e os instrumentos para que conheça e compreenda a realidade em que
vive”. Callai (2000, p.61).