Page 13 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 13

1.  Shopping, Criança e  Educação








                                            A instalação de um shopping center numa cidade provoca impactos na cultura, no coti-
                                            diano e na economia local, atraindo investimentos, revitalizando o comércio, modifi can-
                                            do os costumes e hábitos dos cidadãos e reconfi gurando o espaço e as relações urbanas.


                                            Padilha (2006) defi ne o shopping center como a “catedral das mercadorias”, uma “cidade
                                            artifi cial”, um “templo do consumo” onde impera apenas relações de troca mercadológi-
                                            ca e o ser social é reduzido ao papel de consumidor.


                                            Contrariando essa premissa, o Teresina Shopping, ao longo de seus 15 anos, abriu pa-
                                            rênteses no cotidiano do consumo para inserir vivências educativas, comunitárias, cons-
                                            cientizadoras e cidadãs. Embora reconheçamos o caráter eminentemente consumista do
                                            espaço shopping, utilizamos de uma certa “licença poética” para explorar aquilo que
                                            melhor retrata, em termos práticos e vivenciais, a experiência diferenciada do shopping
                                            em relação ao segmento criança e educação.
                                                                                                                                                         13
                                            Essa aproximação do shopping com o público infantil e o viés educacional, em que se
                                            orientou uma série de ações e campanhas promocionais, vem desde a sua inauguração,
                                            com a comemoração do primeiro aniversário e perpetuou-se em outros episódios de
                                            aniversários e eventos.


                                            No primeiro aniversário do shopping, foi feita uma pesquisa nos cartórios da cidade
                                            para listar as crianças nascidas no mesmo dia da inauguração – 27 de abril de 1997.
                                            Foram contactadas quase 200 crianças e destas participaram cerca de 120. As crianças
                                            receberam apoio com vestuário (para as que não tinham condições fi nanceiras), fraldas
                                            descartáveis, e cada família recebeu um kit contendo convites, brindes, língua de sogra,
                                            etc. Além disso, as mesas dos aniversariantes, produzidas com refrigerantes, balões de-
                                            corativos, bolo personalizado com a marca do shopping, lenços, kit de lembrancinha,
                                            pratos e copos descartáveis foram distribuídas em diferentes espaços do shopping, posi-
                                            cionadas nos malls de circulação. Na hora exata de inauguração do shopping (19h30), foi
                                            dado o sinal para o tradicional “parabéns” formando um grande coro tendo ao centro do
                                            shopping, na Praça de Eventos, representantes da família Claudino na mesa de gêmeos
                                            aniversariantes, comemorando simultaneamente 120 aniversários.


                                            A comemoração marcou uma fase importante no setor de organização de eventos, pois
                                            nunca antes havia sido realizado um aniversário simultâneo deste porte e com a estru-
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18