Page 14 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 14
tura material e humana que foi disponibilizada. O sucesso dessa iniciativa inspirou a
organização do sétimo aniversário, quando o shopping convida cerca de 200 crianças
(e suas respectivas famílias) nascidas no mesmo dia da inauguração do shopping para
uma comemoração simultânea, agora com um planejamento de produção diferenciado
no sentido de corrigir as falhas ocorridas na primeira experiência, principalmente na
organização dos itens das mesas e recepção das famílias.
Esse fato exemplifi ca a capacidade técnica do shopping de progredir institucionalmente
em direção ao aperfeiçoamento, admitindo modifi cações e melhorias face aos resultados
de sua avaliação compartilhada. O verbo “mudar” faz parte, então, da própria história
do shopping e compõe a campanha promocional comemorativa dos seus dez anos de
existência “Teresina Shopping – 10 anos que mudaram sua vida”. Novamente o shopping
convida as crianças da cidade para comemorar, não apenas as que tinham nascido no
mesmo dia, mas as nascidas no mesmo ano e que, portanto, tinham dez anos de idade.
Mantendo a tradição na promoção de eventos escolares de grande proporção, o shop-
1
ping organiza uma megagincana com 10 escolas e suas respectivas equipes de 10 crian-
ças e 40 torcedores (todos de 10 anos de idade) totalizando 500 crianças. A gincana foi
realizada no espaço da 1ª ampliação da Praça de Alimentação, de onde foram retiradas
cadeiras e mesas, e montada uma estrutura de 10 miniarquibancadas cuja disposição
14
espacial formavam uma arena vazada tendo ao centro um gigantesco mapa político do
Piauí, base didática das tarefas da gincana.
A gincana foi iniciada com uma atividade prévia fora do shopping quando as equipes
foram mobilizadas a plantar 10 árvores em alguma praça pública ou ao redor da própria
escola e a arrecadar no mínio 100 livros de literatura infantil para distribuição em biblio-
tecas públicas e instituições de atendimento a infância. A maioria das tarefas, contudo,
foram realizadas em cima do mapa onde as crianças tinham que localizar e associar, cor-
retamente, informações relativas aos municípios piauienses no menor tempo possível.
Embora realizando megaeventos pautados na intencionalidade educativa, o shopping,
na sua cotidianidade, sempre oportunizou espaços lúdicos para as crianças, como o Clu-
be da Criança, uma das primeiras iniciativas de fi delização do público infantil. As crian-
ças cadastradas recebiam uma carteirinha personalizada com fotos que daria direito a
uma série de regalias nos eventos e promoções do shopping. Para a realização do evento,
foi montada uma estrutura de quatro ambientes: A “Tv Caça Talentos” – um espaço
destinado à expressão dramática livre e dirigida para o imaginário de um telejornal,
tendo suporte de fi gurinos e adereços cênicos; o “FotoClic” - destinado a fotografi as com
fi gurinos de personagens infantis, máscaras e adereços; o “Salão Kid” - onde as crianças
eram penteadas e maquiadas e o “Fique sócio” - onde era feito o cadastro das crianças in-
______________________________________________________
1 As escolas participantes desta atividade foram Procampus (1º lugar), INEC, (2º lugar) e ISA (3º lugar),
Madre Savina, Educan, Diocesano, Sintagma,Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Irmãs),
Mérito D´Martonne e Escola Santa Helena.