Page 40 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 40

2.2    Educação ambiental

                           Segundo a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999 é responsabilidade da “[...] sociedade como
                           um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que
                           propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identifi cação e a
                           solução de problemas ambientais”. Foi nessa intencionalidade educativa que o shopping
                                                                                 6
                           organizou dois eventos – o JARDIM DA PÁSCOA   e a EXPOBONSAI, ambas dire-
                           cionadas à sensibilização da comunidade sobre as questões ambientais, principalmente
                           quanto a preservação, a partir de uma exposição de plantas.


                           No Jardim da Páscoa, houve um programa de visitação escolar que durou uma semana,
                           atendendo escolas públicas e privadas. A exposição era composta por exemplares de
                           plantas de diferentes estratos fl orestais, como o herbáceo, arbustivo e arbóreo, identifi ca-
                           das com plaquetas que reproduziam a nomenclatura usada universalmente em botânica
                           - nome de família, nome científi co, nome do autor; nome vulgar da espécie e o seu lo-
                           cal de origem. As informações eram exploradas pelos monitores que destacavam aspec-
                           tos tais como a distribuição geográfi ca das espécies e a importância da biodiversidade,
                           aquecimento global, desmatamento e extinção. Na exposição havia ainda exemplares de
                           plantas medicinais, mudas de plantas de importância econômica para o estado e alguns
                           exemplares de espécies utilizadas na arborização da cidade, cuja exploração no circuito
     40
                           didático permitiu compreender os conceitos de nome científi co, fenologia e algumas
                           famílias botânicas e suas principais características relacionadas a folha (formato, tipo de
                           borda, ponta e base, pilosidade, etc.), fl or (coloração, número de pétalas, tronco ou caule
                           (textura, diâmetro, eventuais marcas no caule) e raiz.

                           Além dessa exposição, o shopping promoveu a Educação Ambiental através da EXPO-
                           BONSAI que embora não tenha recebido visitação programada de escolas, atraiu muitas
                           crianças e adolescentes movidos pela curiosidade de conhecer as técnicas de transformar
                           uma árvore em miniatura, através de ofi cinas e mostras didáticas. O evento explorou a
                           estética dos bonsais com a exposição de vários exemplares de diferentes espécies e serviu
                           para sensibilizar a comunidade à preservação ambiental através da poética do zelo, da
                           contemplação. Cada bonsai tem uma beleza única e seu cultivo promove uma relação
                                                                                        7
                           afetiva entre a planta e bonsaísta - seja pela portabilidade   seja pela estética- contri-
                           buindo para formação de uma consciência ambiental e na produção de sentimentos de
                           interdependência ecológica. A técnica de cultivo do bonsai exige atenção e cuidado para
                           dar a forma de uma árvore adulta  através da poda sistemática, da regulagem da altura e
                           forma com a extração de brotos e ramos indesejáveis. Além disso, o cultivo de bonsai e
                           divulgação de técnicas para o seu cultivo em condições controladas em vaso posterior-
                           mente podem ser aplicadas para a manutenção da variabilidade genética necessária para
                           futuros programas de reintrodução de espécies nativas.
                           ______________________________________________________
                           6  A exposição foi realizada no período da Páscoa e o nome dela fez alusão à presença de um jardim
                            (Getsêmani) nos momentos que antecederam a crucifi cação.
                           7  A portabilidade da planta está presente em sua nomenclatura: bon = bandeja; sai = árvore, ou seja,
                            “árvore em bandeja”.
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45