Page 41 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Ao abordar temas como cuidados com o solo, dos ecossistemas, da utilização econômica
dos recursos naturais, da cadeia alimentar, dentre outros, ambas as exposições fomen-
taram a Educação Ambiental e, do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, opor-
tunizaram uma situação didática para exploração da inteligência naturalística. Segun-
do Howard Gardner, essa inteligência pode ser estimulada com o desenvolvimento de
habilidades de reconhecimento da fauna e da fl ora, de cultivo e manejo das plantas, de
identifi cação de espécies de modo a permitir distinções relativas ao mundo lateral para
usar essa habilidade produtivamente na agricultura ou nas ciências biológicas. Embora
não seja possível mensurar a consciência ecológica em virtude da subjetividade que lhe
é intrínseca, é possível estimular o desenvolvimento e a adoção de uma nova ética que
direcione nossa relação com o meio ambiente e possibilite a construção de uma nova
racionalidade conforme preconizado por Leff (2002). Segundo ele, a
[...] constituição de uma racionalidade ambiental e a transação para um futuro
sustentável exigem mudanças sociais que transcendem o confronto entre duas
lógicas (econômica-ecológica) opostas. É um processo político que mobiliza a
transformação de ideologias teóricas, instituições políticas, funções governa-
mentais, normas jurídicas e valores culturais de uma sociedade; que se insere
na rede de interesses de classes, grupos e indivíduos que mobilizam as mudan-
ças históricas, transformando os princípios que regem a organização social
(LEFF, 2002, p.143).
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As exposições de plantas oportunizaram aos educadores uma situação didática além dos
muros escolares, sugerindo que o ensino sobre o meio ambiente pode ocupar mais espa-
ços sociais contribuindo signifi cativamente para o exercício da cidadania e para a insta-
lação de uma consciência planetária e transformadora.
Prof. Marcílio Flávio Rangel (in memorian), do Colégio Dom Barreto explicando aos alunos sobre a Instalação da placa taxinômica do pau -brasil no Colégio Anglo
importância de preservação ambiental e a responsabilidade de todos na conservação do pau-brasil