Page 41 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Ao abordar temas como cuidados com o solo, dos ecossistemas, da utilização econômica
                                            dos recursos naturais, da cadeia alimentar, dentre outros, ambas as exposições fomen-
                                            taram a Educação Ambiental e, do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, opor-
                                            tunizaram uma situação didática para exploração da inteligência naturalística. Segun-
                                            do Howard Gardner, essa inteligência pode ser estimulada com o desenvolvimento de
                                            habilidades de reconhecimento da fauna e da fl ora, de cultivo e manejo das plantas, de
                                            identifi cação de espécies de modo a permitir distinções relativas ao mundo lateral para
                                            usar essa habilidade produtivamente na agricultura ou nas ciências biológicas. Embora
                                            não seja possível mensurar a consciência ecológica em virtude da subjetividade que lhe
                                            é intrínseca, é possível estimular o desenvolvimento e a adoção de uma nova ética que
                                            direcione nossa relação com o meio ambiente e possibilite a construção de uma nova
                                            racionalidade conforme preconizado por Leff   (2002). Segundo ele, a


                                                                  [...] constituição de uma racionalidade ambiental e a transação para um futuro
                                                                  sustentável exigem mudanças sociais que transcendem o confronto entre duas
                                                                  lógicas (econômica-ecológica) opostas. É um processo político que mobiliza a
                                                                  transformação de ideologias teóricas, instituições políticas, funções governa-
                                                                  mentais, normas jurídicas e valores culturais de uma sociedade; que se insere
                                                                  na rede de interesses de classes, grupos e indivíduos que mobilizam as mudan-
                                                                  ças históricas, transformando os princípios que regem a organização social
                                                                  (LEFF, 2002, p.143).
                                                                                                                                                         41

                                            As exposições de plantas oportunizaram aos educadores uma situação didática além dos
                                            muros escolares, sugerindo que o ensino sobre o meio ambiente pode ocupar mais espa-
                                            ços sociais contribuindo signifi cativamente para o exercício da cidadania e para a insta-
                                            lação de uma consciência planetária e transformadora.




        Prof. Marcílio Flávio Rangel (in memorian), do Colégio Dom Barreto explicando aos alunos sobre a   Instalação da placa taxinômica do pau -brasil no Colégio Anglo
        importância de preservação ambiental e a responsabilidade de todos na conservação do pau-brasil
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