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2.1.2 Caverna Park
Nessa exposição foi abordado o tema “arqueologia” através de uma megainstalação con-
feccionada de papel, madeira e espuma que simulava uma formação rochosa na intenção
de reproduzir a “Serra da Capivara” o mais perto possível de suas cores, texturas. Para
isso, foram colocados elementos cenográfi cos internos e externos que imitavam, em es-
cala menor: a estrutura de acesso a um dos sítios (uma passarela) e pinturas rupestres.
Para montagem da exposição, artistas plásticos, produtores e publicitários visitaram a
Fundação Museu do Homem Americano, um centro de estudos arqueológicos que in-
vestiga vestígios do homem pré histórico no Piauí. A partir dessa visita foram coletadas
imagens e depoimentos que posteriormente serviram como norteador na composição
didática da exposição.
O circuito da exposição explorava várias questões relativas aos três parques arqueológi-
cos do Piauí: Serra das Confusões, Sete Cidades e Serra da Capivara. A Serra da Capiva-
ra inspirou o cenário maior externo e três cenários internos constituídos de esculturas
confeccionadas em espuma e papel marchê. A primeira cena da exposição continha fi gu-
ras tridimensionais representativas de homens pré-históricos ao redor de uma fogueira
numa alusão ao fato científi co que movimentou a ciência arqueológica na época: a des-
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coberta de vestígios pré-históricos a partir de resíduos de uma fogueira cuja datação pelo
método carbono 14 atribuiu uma idade de 50.000 anos.
Em cada cenário interno o som ambiente reproduzia os cantos das aves nativas, rugidos,
pegadas numa forte exploração dos sentidos, e a exposição apresentava, nos últimos es-
paços, cenários com réplicas de animais pré-históricos que habitavam a região há mais
de dez mil anos, tais como a Macrauchenia patachonica (uma espécie de ungulado) e o
Pampatherium humboldti (tatu gigante). A inclusão destas esculturas serviu para socia-
lizar com a comunidade uma das mais impressionantes constatações do povoamento
primitivo na Serra da Capivara - a convivência com animais da megafauna pleistocênica
(animais gigantes). Além desta, outras informações relativas à arqueologia no Piauí (par-
ques e sítios arqueológicos) e suas particularidades foram disseminadas para os visitan-
tes em um exemplo prático do conceito de extroversão arqueológica.
Também possibilitou, através de uma transposição didática interativa, o empoderamento
informacional como elemento fundamental na preservação desses espaços, no fomento
a informações passíveis de absorção no currículo escolar e na valorização identitária do
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piauiense como guardião de um tesouro da humanidade .
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5 O Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela
UNESCO, através do Decreto n.º 83.548 de 05.06.1979 em função do acervo arqueológico ali encon-
trado (cerca de 460 sítios).