Page 25 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 25

2.  Exposições Temáticas








                                            As exposições temáticas realizadas no shopping, apesar de terem sido planejadas numa
                                            perspectiva promocional de atração de público, revelaram-se como estratégias poten-
                                            cialmente educativas nos temas, na abordagem, na produção e no desenvolvimento téc-
                                            nico. O material utilizado e produzido para as exposições tinha como aspectos comuns
                                            o didatismo e a interatividade, expressos em elementos cuja coesão textual e imagética
                                            mantinha uma linha de raciocínio através de painéis fotográfi cos, maquetes, simulações,
                                            mapas. As combinações desses elementos reuniam uma diversidade textual expressa nos
                                            mapas, códigos, legendas, nos produtos em diversas escalas, nas fotografi as (ao nível do
                                            solo, aéreas, etc), que segundo Soares (2001) são contributos importantes na formação
                                            do domínio espacial, habilidade necessária aos dias de hoje e na compreensão do con-
                                            texto local.


                                            Essas exposições foram destinadas prioritariamente para grupos organizados, especial-
                                            mente os escolares evidenciando as possibilidades que um contexto de ensino não formal
                                            pode ofertar para acionar mecanismos potencializadores da aprendizagem e fomentar a                          25
                                            construção de um senso crítico investigativo  através da mobilização de saberes presentes
                                            em cada exposição.


                                            Um dos elementos de destaque no contexto das exposições temáticas promovidas pelo
                                            shopping foi a atuação MONITORES – professores e alunos do ensino fundamental e
                                            médio da rede pública e privada de ensino – que atuavam como agentes multiplicadores.
                                            No evento “Caverna Park” as crianças desempenharam o papel de guias mirins acompa-
                                            nhados por uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de história, arte-educa-
                                            dores, pedagogos e psicóloga. Os guias mirins, devidamente caracterizados com fi gurino
                                            de explorador, receberam orientações prévias e, durante a exposição, atuavam por uma
                                            hora, fazendo em média três circuitos com grupos organizados. A presença das crianças
                                            atuando como guias foi uma experiência muito enriquecedora de produção colaborati-
                                            va do conhecimento e alinhou-se com a perspectiva vigostkyana de aprendizagem que
                                            pressupõe o desenvolvimento proximal a partir da interlocução com pares, do diálogo e
                                            das trocas culturais.


                                            Os monitores atuaram como facilitadores nas exposições e eventos direcionados à comu-
                                            nidade em geral e favoreceram signifi cativamente a compreensão das singularidades de
                                            cada contexto que muitas vezes são desconhecidos dos visitantes ou conhecidos a partir
                                            de outras vivências e leituras. A atuação deles não apenas auxiliava na compreensão,
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30