Page 30 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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costumes - todas de autores teresinenses. Na passagem por esse módulo, os estudantes
                           eram orientados a copiarem algum trecho de uma poesia, ou fazerem uma leitura com-
                           partilhada com o monitor. As crianças de Educação Infantil escolhiam  a “placa” que
                           gostariam que fosse lida pra elas.


                           No espaço seguinte - o Módulo Espaço -, havia maquetes de prédios antigos da cidade, e
                           os grupos de estudantes recebiam explicações detalhadas do cotidiano da cidade e curio-
                           sidades. Além da história que elas representavam, os visitantes fi cavam sabendo também
                           um pouco do processo de produção das mesmas - material utilizado na confecção, a
                           pesquisa, os artistas e profi ssionais que as fi zeram.


                           A utilização de maquetes nesta exposição apresentou um forte apelo educativo, um re-
                           curso didático que permitiu a visualização tridimensional do relevo, apresentando de
                           forma clara a noção de espaço e  promoveu tanto a observação dos elementos espaciais
                           ali representados quanto uma interação vivencial. Do ponto de vista pedagógico, a utili-
                           zação de maquetes  contribuiu signifi cativamente para a alfabetização cartográfi ca, pois
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                           explora a geografi a numa perspectiva descritiva e interativa, proporcionando a constru-
                           ção de um olhar diferenciado para o meio ambiente conforme preconizado por  Castro-
                           giovanni.
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                                                 A maquete é um modelo tridimensional do espaço. Ela funciona como um
                                                 laboratório geográfi co, onde as interações sociais do aluno no seu dia-a-dia
                                                 são passíveis de serem percebidas quase que na sua totalidade. A construção
                                                 da maquete é um dos primeiros passos para um trabalho mais sistemático das
                                                 representações geográfi cas (CASTROGIOVANNI, 2000, P. 74)


                           Outra grande atração foi o supermapa da cidade instalado na parte fi nal do Módulo Es-
                           paço, onde os visitantes percebiam a dimensão geográfi ca da nossa cidade e localizavam-
                           -se mais facilmente no espaço da cidade. Tornou-se um lugar divertido, pois os visitantes
                           espalhavam-se “procurando” casas de parentes e amigos nas fotos aéreas espalhadas pe-
                           las laterais da sala. Foi uma grande aula de orientação espacial que alinhou-se com a pro-
                           posta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografi a (1ª a 4ª série) que preconizam
                           que ao fi nal do primeiro ciclo, o aluno deve ser capaz de ler, interpretar e representar o
                           espaço por meio de mapas simples.

                           O uso de mapas e maquetes é defendido por Simielli (2001) para quem o desenvolvimen-
                           to da capacidade de leitura e de comunicação oral e escrita por fotos, desenhos, plantas,
                           maquetes e mapas, permitindo assim a percepção do domínio do espaço é considerado
                           importante para o estudo do espaço concreto dos alunos de 1ª a 4ª série.




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                           4  Autores como (Simielli, Pinheiro, Castrogiovanni, 28, n. 2: 155-168, 2008 Artigo B G G Lombardo & Castro)
                            destacam a importância da utilização de maquetes como recurso didático e potencializador da aprendizagem.
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