Page 28 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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do estado e do país foram explorados de forma a fortalecer sentimentos de identidade
                           e cidadania capacitando os cidadãos para o usufruto de sua herança cultural (HORTA,
                           1999).


                           A prática de Educação Patrimonial nas três exposições foi possível porque reuniu um
                           conjunto informacional relativo a uma herança cultural traduzida em nosso legado his-
                           tórico, considerando que o Patrimônio Cultural Brasileiro não se restringe apenas aos
                           monumentos, objetos, centros históricos, mas pressupõe a existência de um patrimônio
                           vivo, da diversidade das formas de expressão cultural, como artesanatos, maneiras de
                           pescar, plantar, caçar, cultivar e colher, de utilizar plantas como alimentos e remédios, de
                           construir moradias, a culinária, as danças e músicas, os modos de vestir, falar, os rituais e
                           festas religiosas e populares. As relações sociais e familiares, revelam como os múltiplos
                           aspectos podem assumir a cultura viva e presente de uma comunidade (HORTA, GRU-
                           BERG e MONTEIRO, 1999, p. 6).


                            As ideias de Patrimônio expressas nessas exposições incluíram também a referência à
                           construção identitária gerada pelas modifi cações feitas por grupos sociais na melhoria
                           de suas condições de vida. O artigo 226 da Constituição Federal de 1988 defi ne como
                           patrimônio cultural brasileiro
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                                                 [...] os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em
                                                 conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos dife-
                                                 rentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais incluem as formas
                                                 de expressão; os modos de criar, fazer, e viver; as criações científi cas, artísticas
                                                 e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edifi cações e demais espaços
                                                 destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos e sítios de valor
                                                 histórico, paisagístico, artístico, arqueológico paleontológico, ecológico e cien-
                                                 tífi co.


                           Além disso, a incursão dos alunos no contexto de “Educação Patrimonial” colabora na
                           percepção dos conteúdos ensinados em sala de aula como elementos constituintes e in-
                           fl uentes de suas vidas e contribui signifi cativamente para superação de crises identitárias
                           geradas pela massifi cação da cultura, na compreensão da realidade como pressuposto in-
                           dispensável ao estudo de questões e espaços mais distantes (CALLAI, 2000). Apesar disso,
                           “[...] possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compre-
                           ensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido.
                           (HORTA, 1999, p, 18) que possibilita analisar a trajetória de um povo, suas relações so-
                           ciais e políticas através da análise do sentido simbólico desses lugares, dos modos de vida
                           no espaço comunitário, suas expressões culturais, suas relações de existência”.
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