Page 29 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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2.1.1 EXPO THErezina 150 ANOS
A ExpoTHErezina 150 anos foi uma experiência educativa que exemplifi ca uma pro-
posta alinhada com um dos pilares da educação do futuro – aprender a viver junto –
(DELORS, 1993), que possibilitou aos cidadãos o exercício de habilidade de interpreta-
ção de objetos e símbolos culturais; de ampliação das aptidões de compreender o mundo
e seus signifi cados. Em consequência disso, estes cidadãos podem tornar-se agentes e
parceiros do processo de preservação fornecendo suporte mútuo e colaborativo para que
outros possam se apropriar desse universo de bens de herança cultural e desenvolverem
um pensamento crítico conforme suscitado por Freire (2003, p. 81)
[...] a criticidade e as fi nalidades que se acham nas relações entre os seres hu-
manos e o mundo implicam em que estas relações se dão com um espaço que
não é apenas físico, mas histórico e cultural. Para os seres humanos, o aqui e o
ali envolvem sempre um agora, um antes e um depois. Desta forma, as relações
entre os seres humanos e o mundo são em si históricas, como históricos são
os seres humanos, que não apenas fazem a história deste mútuo fazer, mas,
conseqüentemente, contam a história deste mútuo fazer.
A exposição comemorativa do sesquicentenário de Teresina, foi elaborada de forma cri- 29
teriosa e produzida com fantástico didatismo de forma a apresentar um conteúdo his-
tórico de formação da nossa cidade que fomentou a tomada de consciência das nossas
semelhanças, interdependência e da nossa identidade comunitária. Essa forma de iden-
tifi cação fi cou evidente nas reações dos visitantes ao localizarem pessoas e lugares per-
tinentes a sua própria existência no contexto histórico, geográfi co e cultural da cidade.
A ExpoTHErezina 150 Anos (bem como todas as outras exposições citadas nesta obra)
foi coordenada pelo arquiteto Paulo Vasconcelos Castelo Branco Filho que coordenou
o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta de pedagoga, arquitetos, arte-edu-
cadores, artistas, historiadores, geógrafos, ambientalistas e cientistas que produziram na
pesquisa iconográfi ca, coleta de depoimentos. A exposição foi dividida em módulos te-
máticos que realçaram aspectos culturais da história da cidade de modo a oportunizar
uma diversidade de experiências educativas na utilização de recursos cartográfi co , foto-
3
grafi as, vídeos, maquetes e esculturas.
A exposição começava com uma grande estrutura de ferro imitando um dos prédios de
arquitetura mais signifi cativa da cidade - a estação ferroviária, onde as crianças eram
recepcionadas e onde foram instalados painéis com poesias piauienses impressas em
tamanho grande. Este primeiro espaço - Módulo Letras – apresentava ao público a nossa
riqueza literária com poesias que homenageavam a cidade – suas praças, suas lendas e
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3 Koeman (1971) considera a cartografi a, uma forma de comunicação.