Page 29 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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2.1.1  EXPO THErezina 150 ANOS

                                            A ExpoTHErezina 150 anos foi uma experiência educativa que exemplifi ca uma pro-
                                            posta alinhada com um dos pilares da educação do futuro – aprender a viver junto –
                                            (DELORS, 1993), que  possibilitou aos cidadãos o exercício de habilidade de interpreta-
                                            ção de objetos e símbolos culturais; de ampliação das aptidões de compreender o mundo
                                            e seus signifi cados. Em consequência disso, estes cidadãos podem tornar-se agentes e
                                            parceiros do processo de preservação fornecendo suporte mútuo e colaborativo para que
                                            outros possam se apropriar desse universo de bens de herança cultural e desenvolverem
                                            um pensamento crítico conforme suscitado por Freire (2003, p. 81)


                                                                  [...] a criticidade e as fi nalidades que se acham nas relações entre os seres hu-
                                                                  manos e o mundo implicam em que estas relações se dão com um espaço que
                                                                  não é apenas físico, mas histórico e cultural. Para os seres humanos, o aqui e o
                                                                  ali envolvem sempre um agora, um antes e um depois. Desta forma, as relações
                                                                  entre os seres humanos e o mundo são em si históricas, como históricos são
                                                                  os seres humanos, que não apenas fazem a história deste mútuo fazer, mas,
                                                                  conseqüentemente, contam a história deste mútuo fazer.


                                            A exposição comemorativa do sesquicentenário de Teresina, foi elaborada de forma cri-                        29
                                            teriosa e produzida com fantástico didatismo de forma a apresentar um conteúdo his-
                                            tórico de formação da nossa cidade que fomentou a tomada de consciência das nossas
                                            semelhanças, interdependência e da nossa identidade comunitária. Essa forma de iden-
                                            tifi cação fi cou evidente nas reações dos visitantes ao localizarem pessoas e lugares per-
                                            tinentes a sua própria existência no contexto histórico, geográfi co e cultural da cidade.

                                            A ExpoTHErezina 150 Anos (bem como todas as outras exposições citadas nesta obra)
                                            foi coordenada pelo arquiteto Paulo Vasconcelos Castelo Branco Filho que coordenou
                                            o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta de pedagoga, arquitetos, arte-edu-
                                            cadores, artistas, historiadores, geógrafos, ambientalistas e cientistas que produziram na
                                            pesquisa iconográfi ca, coleta de depoimentos. A exposição foi dividida em módulos te-
                                            máticos que realçaram aspectos culturais da história da cidade de modo a oportunizar
                                            uma diversidade de experiências educativas na utilização de recursos cartográfi co , foto-
                                                                                                                               3
                                            grafi as, vídeos, maquetes e esculturas.


                                            A exposição começava com uma grande estrutura de ferro imitando um dos prédios de
                                            arquitetura mais signifi cativa da cidade - a estação ferroviária, onde as crianças eram
                                            recepcionadas e onde foram instalados painéis com poesias piauienses impressas em
                                            tamanho grande. Este primeiro espaço - Módulo Letras – apresentava ao público a nossa
                                            riqueza literária com poesias que homenageavam a cidade – suas praças, suas lendas e



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                                            3  Koeman (1971) considera a cartografi a, uma forma de comunicação.
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