Page 27 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Isso ocorre porque é pela própria existência da exposição que se traz a temática para fora
da comunidade / grupo, permitindo ampliá-la para outros grupos sociais. A exposição
pode colocar na ‘agenda’ da mídia, dos políticos e dos acadêmicos questões a serem de-
batidas.
Para melhor compreender a pedagogia revolucionária do espaço shopping, agrupamos
as exposições temáticas em três categorias de educação (patrimonial, ambiental e tec-
nológica) de acordo com as peculiaridades de cada uma e destacando aspectos inter-
-relacionais propostos pelo evento e as práticas educativas escolares.
Na categoria Educação Patrimonial agrupamos três exposições nas quais identifi camos
uma proposta educativa que valoriza aspectos históricos relacionados à preservação do
patrimônio esteja ele no lócus imediato – a cidade – através da ExpoTHErezina 150 anos;
no estado do Piauí (através da exposição Caverna Park) ou no país com a Caravela da
História. Esta tríade histórica – cidade, estado e país – oferecem um acervo de informa-
ções importantes na construção de uma identidade, no fornecimento de subsídios que
promovam uma melhor compreensão do mundo e seus contextos de forma a despertar
sentimentos de responsabilidade de “aprender a ser” (DELORS, 1993).
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2.1 Educação Patrimonial
A existência de um shopping na cidade não se limita a uma peça na composição arquite-
tônica, mas adquire essencialmente um caráter de produtor e reprodutor de culturas por
convergir em um único espaço a diversidade socioeconômica, cultural e linguística de
uma cidade na grande rotatividade de seu público. Nessa perspectiva, o shopping consti-
tui-se enquanto um grande centro informacional cujas informações podem acessar uma
compreensão mais ampla sobre comércio, administração dentre outros. Mas é enquanto
centro de informações educacionais que abordaremos seus aspectos publicitários (tradu-
zidos na forma de exposições, eventos e campanhas sociais) extraindo deste universo as
interfaces presentes entre comunicação, informação e educação.
Considerando “educação patrimonial” como um processo “[...]centrado no Patrimônio
Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo”.
(HORTA, 1999, p.6), destacamos três iniciativas direcionadas ao conhecimento crítico
e a apropriação consciente pelas comunidades como fatores indispensáveis no processo
de preservação sustentável. A primeira (ExpoTHErezina 150 anos), que aborda o sesqui-
centenário da cidade; a segunda (Caverna Park), que trata dos sítios arqueológicos do
Piauí e a terceira (Caravela da História), alusiva à comemoração dos 500 anos do des-
cobrimento do Brasil. Reconhecemos que nas três exposições os patrimônios da cidade,