Page 27 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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Isso ocorre porque é pela própria existência da exposição que se traz a temática para fora
                                            da comunidade / grupo, permitindo ampliá-la para outros grupos sociais. A exposição
                                            pode colocar na ‘agenda’ da mídia, dos políticos e dos acadêmicos questões a serem de-
                                            batidas.


                                            Para melhor compreender a pedagogia revolucionária do espaço shopping, agrupamos
                                            as exposições temáticas em três categorias de educação (patrimonial, ambiental e tec-
                                            nológica) de acordo com as peculiaridades de cada uma e destacando aspectos inter-
                                            -relacionais propostos pelo evento e as práticas educativas escolares.


                                            Na categoria Educação Patrimonial agrupamos três exposições nas quais identifi camos
                                            uma proposta educativa que valoriza aspectos históricos relacionados à preservação do
                                            patrimônio esteja ele no lócus imediato – a cidade – através da ExpoTHErezina 150 anos;
                                            no estado do Piauí (através da exposição Caverna Park) ou no país com a Caravela da
                                            História. Esta tríade histórica – cidade, estado e país – oferecem um acervo de informa-
                                            ções importantes na construção de uma identidade, no fornecimento de subsídios que
                                            promovam uma melhor compreensão do mundo e seus contextos de forma a despertar
                                            sentimentos de responsabilidade de “aprender a ser” (DELORS, 1993).


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                                            2.1 Educação Patrimonial

                                            A existência de um shopping na cidade não se limita a uma peça na composição arquite-
                                            tônica, mas adquire essencialmente um caráter de produtor e reprodutor de culturas por
                                            convergir em um único espaço a diversidade socioeconômica, cultural e linguística de
                                            uma cidade na grande rotatividade de seu público. Nessa perspectiva, o shopping consti-
                                            tui-se enquanto um grande centro informacional cujas informações podem acessar uma
                                            compreensão mais ampla sobre comércio, administração dentre outros. Mas é enquanto
                                            centro de informações educacionais que abordaremos seus aspectos publicitários (tradu-
                                            zidos na forma de exposições, eventos e campanhas sociais) extraindo deste universo as
                                            interfaces presentes entre comunicação, informação e educação.


                                            Considerando “educação patrimonial” como um processo “[...]centrado no Patrimônio
                                            Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo”.
                                            (HORTA, 1999, p.6), destacamos três iniciativas direcionadas ao conhecimento crítico
                                            e a apropriação consciente pelas comunidades como fatores indispensáveis no processo
                                            de preservação sustentável. A primeira (ExpoTHErezina 150 anos), que aborda o sesqui-
                                            centenário da cidade; a segunda (Caverna Park), que trata dos sítios arqueológicos do
                                            Piauí e a terceira (Caravela da História), alusiva à comemoração dos 500 anos do des-
                                            cobrimento do Brasil. Reconhecemos que nas três exposições os patrimônios da cidade,
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