Page 34 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
P. 34
pacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo em que vivem e atuam, numa
escola organizada como um espaço aberto e vivo de culturas. O exercício da cidadania
na sociedade atual, por sua vez, requer uma concepção, uma experiência, uma prática –
comportamentos, hábitos, ações concretas – de cidade.(Cavalcanti, 2002, p. 47).
A questão da vivência do local, do sentir o objeto, se encaixa no exercício da economia
de experiência que trabalha com as sensações que o local deseja instigar no visitante
surpreendendo-o, relembrando fatos, ensinando-o. A alternativa de trabalhar a interati-
vidade dentro do museu pode melhorar o modo de apresentação da instituição, oferecer
atividades dinâmicas que proporcionem sensações diversas, ensinando e dando um va-
lor emocional à cultura ali apresentada.
Alunos do colégio Diocesano Estrutura de ferro do Módulo Letras
34
Chegada de alunos à exposição
Alunos e professoras da Escola estadual N. Sra do Estrutura de ferro do Módulo Letras
Perpétuo Socorro
Monitor guiando alunos no módulo Gente
Megamapa do relevo da cidade de Teresina
tendo ao fundo painéis fotográfi cos
Maquetes do portal construído na Praça pedro II e ao fundo Maquete do bairro Mocambinho nos primórdios
o Teatro 4 de Setembro e Cine Rex. da formação da cidade de Teresina