Page 33 - Teresina Shopping: relato sobre 15 anos de contribuicoes educativas
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o professor e químico Seu Florêncio, os radialistas (Joel Silva, Lena Rios, Dídimo de
Castro), beatas, farmacêuticos, colunistas sociais (Paulo José, Gercina Barbosa e Lulu
Maravilha), artesãos, médicos, ambulantes (Divina do pastel), evangélicos, cozinheiras
(Paixão da Piçarra, Dalva do capote e Maria Tijubina), os professores José Gomes Cam-
pos, José Camilo da Silveira e Antonia Brito (da Escolinha da Vovó), o boêmio Vicente
do VTS e os oleiros.
Foram mencionados aspectos tecnológicos como os avanços em relação ao uso de robó-
tica com imagens de operários em atividade; a limpeza da cidade, considerada na época
a capital mais limpa do norte nordeste; na moda, com modelos de fama internacional;
no ciclismo, com a equipe de bike da Houston; o shopping como ponto de nova geração;
na saúde, a equipe do primeiro transplante de coração; na educação, o campeão nacional
da olimpíada de química; na música, o maestro Aurélio Melo; no esporte, o campeão
panamericano de judô; os rallys; o humor, com o Salão Internacional do Humor e seus
representantes (João Cláudio e Albert Piauhy); a premiação nacional do Balé da Cidade
e os artistas plásticos Hostyano Machado, Afrânio Castelo Branco e Fátima Campos.
As crianças que visitavam a exposição durante o dia traziam à noite seus familiares e
repetiam a explicação aprendida durante o percurso.
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Para Heller (2004), as objetivações genéricas por parte dos indivíduos se dão no proces-
so da vida cotidiana. Esse processo inicia já no momento do nascimento do indivíduo
e se estende por toda sua vida. Conforme o autor, “[...] o homem nasce inserido numa
cotidianidade, a qual assume características próprias de acordo com um dado contexto
Sócio-Histórico, isto é, de acordo com uma dada estrutura social num dado momento da
História” (HELER, 2004, p.28).
Cavalcanti (2002) vai argumentar em suas ideias a importância de se estudar a temá-
tica da cidade nos conteúdos de Geografi a por dois motivos: um por se tratar de uma
espacialidade específi ca com suas multiplicidades de aspectos e características próprias,
outro como desenvolvimento de habilidades, valores e condutas para a vida cotidiana,
contribuindo nesse sentido para a formação da cidadania. Aliás, outros autores também
vão sempre fazer menção aos estudos da cidade no ensino de Geografi a como uma busca
de se conquistar a cidadania. Esse objetivo também está explícito nas diversas propostas
curriculares para o ensino de Geografi a, sejam elas federais, estaduais ou municipais, do
ensino fundamental ou do nível médio.
As exposições serviram para explorar com as crianças as “diferentes imagens da cidade:
cotidianas e científi cas” Cavalcanti (2002).
O ensino de Geografi a contribui para a formação da cidadania através da prática de
construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a ca-